Rita MagalhÃes
WORKSCVExhibitions
         
   
         
   
         
         


Time Still, Abr 7 - Mai 13, 2006



Press releaseEspañol


Galeria Pedro Cera tem o prazer de anunciar a próxima exposição individual da artista Rita Magalhães, Time Still.

Explorando, como tem vindo a fazer nos seus trabalhos mais recentes, os efeitos cenográficos resultantes do jogo de luz e sombra, Rita Magalhães (Porto, 1974), apresenta pela primeira vez numa exposição individual em Lisboa os seus trabalhos reunidos sob o título que dá nome à série, Time Still. Aqui recorre novamente à tradição dos grandes mestres da história de arte, neste caso ao tenebrismo, escola criada por Michelangelo Merisi, mais conhecido por Caravaggio (1573-1600) para analisar os mistérios e pormenores de espaços carregados de um intimismo soturno.

Baseando-se em vários trabalhos do mestre italiano, como Judite e Holoferne, A Vocação de S. Mateus, A Prisão de Cristo, Jantar em Casa de Emaus, A Decapitação de S. João, O Martírio de Santa Úrsula ou Rapaz mordido por um lagarto, Rita Magalhães produz encenações do mesmo ambiente onde recria pormenores menos centrais das composições originais criando diferentes hipóteses do que poderia ter ocorrido, dando continuidade a uma cena congelada no tempo.

Licenciada em Belas-Artes pela Universidade do Porto, Rita Magalhães participou nalgumas das mais significativas exposições de arte contemporânea portuguesa realizadas em Espanha das quais se destacam “Território Oeste, aspectos singulares del arte português contemporâneo”, no Museu Unión Fenosa de la Coruña (2006), “II Encuentro Europeo de Arte Joven” enquadrada na Bienal de Zaragoza (2006), “20 + 1 artistas portugueses en la colección del CGAC”, Centro Galego de Arte Contemporâneo, Santiago de Compostela (2004) e “Otras Alternativas. Nuevas Experiências visuales en Portuga”l, Marco, Vigo (2003).