ana CARDOSO  
   
   
         
   
         
   
         
       

Program vs. Program, Mai 24 - Jul 10, 2012



Press releaseEnglishbgEspañol


A Galeria Pedro Cera tem o prazer de anunciar Program vs. Program, a primeira exposição individual de Ana Cardoso (n. 1978, Lisboa) na galeria. A artista vive em Nova Iorque e a sua prática multifacetada incorpora pintura, instalação, som e vídeo. Cardoso trabalha sobre a história da Abstracção na sua relação com os signos do quotidiano. Ao longo da sala principal, a artista apresenta uma instalação de pintura, Modules HD, 2012, último capítulo de um projecto desenvolvido ao longo do último ano e que se torna o fio condutor da exposição.

Modules HD é um projecto de programação em pintura. Uma sequência programática de gestos pictóricos que expande a superfície morfológica da pintura através da produção de elementos modulares pré-programados. Estes desencadeiam eficientemente uma grelha infinita e em modo trompe l’oeil alternam os sinais visuais. Esta linha de montagem antevê o resultado de uma disseminação modular da pintura onde a repetição minimal executa um programa modernista despido de idealismo, ainda assim fundado em cada pintura individual como num elemento de diferença e induzida composição. Pinturas que sintomaticamente se desejam umas às outras, originam novos conjuntos visuais por adição e dependência.

Com Donne Dialogue e Fabric Flipper, a exposição assume-se como um diagrama triangular de sinais entrelaçados que pretende identificar e posicionar o espectador em relação ao espaço da galeria e à instalação Modules HD.